sábado, 28 de abril de 2012

Faroleando-- Farol de Abrolhos




O Farol de Abrolhos é uma farol do Estado da Bahia, no Brasil. Com coordenadas 17° 57′ S 38° 41′ W. Está localizado no cimo da Ilha de Santa Bárbara, a maior ilha do arquipélago de Abrolhos, incluído no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Trata-se de uma torre cilíndrica em ferro fundido, com dupla galeria e 22 metros de altura, pintada com estreitas faixas horizontais, brancas e pretas. Esta torre foi prefabricada em França.


O Farol foi instalado no ano de 1861, por ordem de D. Pedro II. O propósito foi tornar segura a navegação das embarcações que faziam a rota marítima entre Salvador e os portos do sul do País, tendo em vista o grande perigo que era navegar naquela região. Desde então, tornou-se o sinal náutico mais importante do sul da Bahia, fazendo com que o número de acidentes náuticos na região caísse a quase zero.
O nome Abrolhos decorre do termo “Abra os Olhos”, utilizado pelos navegantes do passado, devido a grande quantidade de perigos submersos. Confeccionado pela fábrica de faróis francesa Barbier, Bernard & Turenne e construído pelos irmãos Miers e Maylor, o Farol de Abrolhos possui uma torre de ferro fundido sobre a rocha, cujo foco luminoso encontra-se a 60 metros do nível do mar, podendo ser avistado do continente. Atualmente, é classificado internacionalmente como Radiofarol, ou seja, além dos lampejos luminosos que o caracterizam como farol, possui, também, equipamentos eletrônicos modernos (DGPS, RACON e NDB), que permitem aos navegantes de grandes embarcações o posicionamento pelo método eletrônico.

Emite um relâmpago branco a cada seis segundos com um alcance de 51 milhas náuticas, sendo conjuntamente com o Farol da Ilha Rasa, o farol marítimo mais potente do mundo, só sendo ultrapassado em alcance, pelo farol aéreo de Tetuan (aeroporto de Sania Ranel) em Marrocos, com 54 milhas náuticas de alcance.

video do farol por dentro e visão panoramiaca

Abraço

Ace

Nenhum comentário: