Trata-se de uma torre cilíndrica no cimo de uma torre quadrangular de três andares, com lanterna e galeria. Possui 26 metros de altura, todo em alvenaria branca.
Tem em funcionamento, uma das duas únicas lentes meso-radiantes de Fresnel da, que se conhece terem sido fabricadas. A outra encontra-se no Farol de Abrolhos, na Bahia.
Emite dois relâmpagos brancos e um vermelho a cada quinze segundos com um alcance de 51 milhas náuticas para a cor branca e de 45 milhas náuticas para a cor vermelha.
É junto com o Farol da Ilha de Abrolhos, o farol marítimo mais potente do mundo, só sendo ultrapassado em alcance, pelo farol aéreo de Tetuan (aeroporto de Sania Ranel) em Marrocos, com 54 milhas náuticas de alcance. O Farol não possui entrada ao público.
Originalmente iluminava a 3ª légua da barra, com altura de 101 metros acima do nível do mar, podendo ser visto até à 10ª légua. Utilizava uma lente de cristal francês com 2,5 metros de diâmetro e um sistema mecânico pesando 7,5 toneladas. Esse conjunto podia ser facilmente movimentado graças a um anel de mercúrio líquido que servia de base à lente.
A Ilha rasa foi usada como prisão política no século passado.
Até mais
Ana Corrêa
Um comentário:
Demais!!! Melhor parte do Pasquim ocenográfico mais querido do mundo! Faroleando!!!
Postar um comentário