domingo, 29 de abril de 2012

Destino Oceanógrafo-- Mentawai

As ilhas Mentawai (arquipélago de 200 milhas de costa) são um grupo de 70 ilhas do Oceano Índico, situadas aproximadamente a 150 km da costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O estreito que as separa de Sumatra é o estreito de Mentawai. Faz parte da província de Sumatra Ocidental, da qual constitui um kabupaten (departamento), criado em 1999 a partir do que era um kecamatan (distrito).

Siberut, com 4,030 km², é a maior das ilhas. As outras ilhas importantes são Sipura, Pagai Utara e Pagai Selatan.


Os habitantes indígenas das ilhas são os Mentawai, com perto de 30.000 indivíduos, para uma população total de 63.732 habitantes no arquipélago

O povo de Mentawaii (30 mil habitantes) vive da pesca, da caça e da agricultura de subsistência. Suas terras são ricas em florestas tropicais, longas praias e extensas montanhas. O idioma é o bahasa e alguns dialetos. Acreditam que tudo que existe possui alma: humanos, animais, plantas, objetos, o arco-íris ou até mesmo um céu repleto de nuvens.São muito ligados à estética e fazem tatuagens com uma vareta de madeira e uma agulha para conferir dignidade ao corpo. Costumam lapidar os dentes incisivos das meninas durante a puberdade, ritual chamado de escarificação, e usam pinturas (gobbiat) na face para as celebrações.


Assim, atualmente, os habitantes das ilhas podem dividir-se em indígenas e imigrantes. Todos eles falam dialectos variantes da língua indígena das ilhas Mentawai, muitos falam a língua nacional indonésia e uma minoria a língua língua Minangkabau. Os imigrantes incluem gente de Sumatra Setentrional (Batak), Sumatra Ocidental (Minangkabau) que representem a maioria da população não indígena, e javaneses, junto com representantes com mais ou menos peso da maioria dos outros grupos étnicos da Indonésia, tal como europeus o americanos que aí residem por atividade profissional (missionários, investigadores, pessoal de ajuda humanitária).


O melhor ponto de partida para a Mentawai é pela cidade de Padang, em Sumatra: existem vôos de Jacarta (capital da Indonésia), Bali ou Singapura. De Padang, o acesso aos picos de Mentawaii é apenas por mar – pelo menos 12 horas de barco. É recomendado instalar-se em um hotel em Padang para esperar a saída das boat trips, sempre à noite. Em Mentawaii, há ótimas opções de barcos que oferecem charters na região, com boa estrutura e conforto, e também excelentes resorts.


O visto da Indonésia não é obrigatório tirar antes da viagem para permanências menores que 30 dias, pois ele é fornecido localmente por uma taxa de + ou – USD 25,00. É recomendado tirar o visto antes somente para uma permanência acima de 30 dias, para isso é só entrar em contato com o consulado da Indonésia em Brasília.

A vacina contra febre amarela é obrigatória e deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. O passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada na Indonésia.



A moeda corrente da Indonésia é a Rupiah e é preferível trocar dinheiro ou traveller cheques em uma casa de câmbio. Sempre verifique se casa de câmbio cobra comissão na compra do seu papel.
Geralmente as melhores taxas são oferecidas nas áreas turísticas em Bali como a região de Kuta. Então se você estiver indo a outra ilha é melhor trocar algum dinheiro antes de partir de Bali. Os traveller cheques são mais seguros, mas para algumas áreas remotas, dinheiro é a única opção. Os bancos e casas de câmbio só aceitam notas novas (emitidas em ano recentes), eles não aceitam notas antigas.

Só beba água engarrafada de uma garrafa fechada hermeticamente. Nunca água de torneira, até para escovar seus dentes.

É extremamente recomendado fazer um seguro viagem para ter uma cobertura em caso de acidentes. Temos muitos casos de pessoas que não fizeram o seguro e pagaram caro depois de precisar de auxílio médico.


O Surf

Mentawaii vem se tornando um dos mais constantes destinos de surf e um dos mais selvagens locais da terra. Há sempre uma perfeita, cristalina e clara onda rolando em algum lugar das ilhas.



Ondas: 2 a 10 pés. Constantes SW swells e sempre vento terral em algum pico.

Quando: Abril a outubro, tendo maiores ondulações entre maio e setembro.

Condições: Clima quente e temperatura alta na maioria do ano. A temperatura do ar fica entre 22ºC-32ºC e a da água, em torno de 27ºC. A Indonésia tem apenas duas estações no ano: a seca, de janeiro a setembro, e a das chuvas, de outubro a dezembro.

Nesses meses os ventos são variáveis e encontrar breaks com vento terral e ondas aparecendo por quase toda direção é muito comum.


Do sul para o sudoeste chegam os swells gerados pelos sistemas de baixa pressão atravessando o sul do Oceano Indico. Flats são raros. Entre os meses de junho e setembro, swells maiores são comuns e geralmente o surf fica em torno de 4-6 pés.

No começo e final da estação (março-abril, outubro-novembro), o surf fica em torno dos 2 a 4 pés em média – ótima época para quem busca ondas menos intensas, em níveis intermediários.

Em Mentawaii há uma infinidade de ondas, das mais perfeitas do planeta, que quebram com diferentes swells e marés. São mais de 200 milhas de costa. Existem inúmeros breaks.

Como não há em Mentawaii ou Padang surf shop e lembrando que você ficará mais tempo no mar do que em terra, não esqueça:
- Protetor solar (muito)
- Repelente
- Parafina (muita)
- Quiver médio de 3 pranchas: uma pequena (de 6′ a 6′3), outra média (de 6’4 a 6′8) e uma grande (de 6′9 a 7′4)
- Botinhas de coral
- Capacete


Existem dois tipos de pacotes para Mentawai. Ou você fica hospedado em um surf resort, com todo o conforto e acesso às ondas mais próximas ao hotel, ou você embarca em uma boat trip e navega atrás das diversas ondas do arquipélago. Existem vantagens e desvantagens em cada opção.

Os resorts mais conhecidos de Mentawai são Wave Park na região de playgrounds, e o Macaronis Surf Resort em frente à lendária onda de Macaronis.

Nos dois você encontrará muito conforto, boa comida, e ótimas ondas que são surfadas com o auxílio dos dings, pequenos barcos motorizados.


Sem dúvida é uma viagem mais tranqüila, sem o balanço sempre presente nos barcos e com a vantagem de sempre poder voltar para terra firme após o surfe.

Em média um pacote de doze dias no Wave park, viajando em duas pessoas fica a partir de USD3000.

As viagens em barcos, são recomendadas para quem tem sede de surfe, com a possibilidade de várias quedas por dias e várias ondas diferentes. As boat trips normalmente são de onze noites e custam apartir de USD2500 por pessoa. Existem barcos que aceitam reservas individuais e outros que somente aceitam grupos.

A cada ano que passa, fica mais difícil conseguir lugares nos barcos e resorts, por isso recomendamos organizar sua trip com um bom tempo de antecedência, de preferência 6 meses, para garantir seu lugar e as melhores tarifas.

Bom domingo

Ace

Um comentário:

André disse...

Calo, libera um aviao pra gente cola nesse lugar ai! haahaha
MUito massa o post!