V SAO - Semana Acadêmica de Oceanologia

"Qual o valor do conhecimento?"
17 a 20 de junho de 2013


 O curso de Oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande foi fundado em 1970, tendo seu inicio em março do ano seguinte, sendo o mais antigo do país. Como conseqüência, em 1975, começaram a atuar os primeiros oceanógrafos no Brasil, e já em 1977 surge o segundo curso de oceanografia do Brasil, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Neste contexto surgiu a necessidade de se institucionalizar um veículo de intercâmbio e divulgação técnico-científica das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e corpo docente. Com este intuito em 1984 foi realizada a Semana Universitária de Oceanografia (SUOCEAN), promovida por acadêmicos do curso de Oceanologia da então Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com o efetivo apoio da coordenação de curso desta Universidade.
 A partir de 1987, com o objetivo de possibilitar uma maior conotação e envolvimento nacional, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) passou a realizar a I Semana Nacional de Oceanografia (SNO) e, já no ano de 1988, a FURG assumiu a segunda edição do evento, que este ano completou sua 21ª edição.
Em 2006, estudantes do curso de Oceanologia voltaram a organizar um evento com cunho mais local, realizando a I Semana Acadêmica de Oceanologia (SAO), com o tema “Oceanologia na FURG: aplicando a ciência para a comunidade”. Em 2007, devido à realização da XIX Semana Nacional de Oceanografia, evento de grande porte também organizado pelos estudantes de Oceanologia da FURG, não houve Semana Acadêmica. A segunda edição da SAO foi realizada em 2008, com o tema “Na Interdisciplinaridade: o Caminho Para o Futuro”. No ano de 2009 a proposta da III Semana Acadêmica de Oceanografia (SAO) da FURG foi baseada nos avanços significativos quanto ao reconhecimento da profissão do oceanólogo/oceanógrafo, se faz mais do que necessário discutir a situação da Oceanografia no Brasil, apontar dificuldades e perspectivas no cenário local e global. Além de, é claro, preparar o espírito dos já graduados e atuais graduandos para as comemorações dos 40 anos de curso. Em 2011 com o tema, “As barreiras físicas dos oceanos”, trouxe a discussão de assuntos tais como a zona costeira, interface oceano-atmosfera e o oceano profundo, de modo a tentar integrá-los com aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Atualmente, o nosso país está cada vez mais impulsionado a desenvolver a atividade marítima. Nesse contexto, encontra-se um amplo programa de construção naval exploração e produção offshore. O objetivo da V SAO de 2013 é caracterizar a importância do oceanógrafo neste contexto de desenvolvimento, tendo como tema “Qual o valor do conhecimento?”.  Essa discussão se faz relevante pelo fato de que o custo das pesquisas oceanográficas é elevado e como a oceanografia abrange diversas áreas de conhecimento é necessária muita dedicação do profissional para que este se torne um especialista na sua área de atuação. As atividades da V SAO buscam contextualizar o mercado de trabalho para o oceanógrafo incluindo questões como: valorização e relevância da atuação, ética no trabalho e importância de investimentos públicos e privados para o desenvolvimento da pesquisa visando o crescimento econômico do país baseado em práticas capazes de preservar e conservar os diferentes ecossistemas brasileiros. A programação do evento inclui palestras, mini-cursos, mesas redondas, e apresentações de trabalhos através de comunicações orais.

Centro Acadêmico Livre de Oceanologia - CALO