domingo, 17 de junho de 2012

Destino Oceanógrafo-- Jamaica


Jamaica é uma nação insular localizada no mar do Caribe, extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana). Sua capital e maior cidade é Kingston. O idioma oficial é o inglês. 


A Jamaica é parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. Suas terras são os picos emersos de uma cadeia de montanhas submarina. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5.000 mm. A hidrografia é rica em cursos de água e cachoeiras. São rios importantes: o Rio Grande, o Wag Water, o Black River, estes ao norte dos Montes Santa Cruz, e o rio Cabarita. Seu ponto culminante é o Blue Mountain, no leste da ilha com mais de 2.000 metros.

A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Cristóvão Colombo ter chegado em 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram-na em 1670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano. 



O excesso de zelo britânico no uso de escravos voltou-se contra eles, e no início do século XIX o número de negros era quase 10 vezes maior do que o de brancos. Seguiu-se uma série de revoltas e, em 1838, a escravatura foi formalmente abolida.

Ao longo dos anos que se seguiram, o grau de autonomia da Jamaica foi aumentando e, em 1958, a Jamaica passou a ser uma província de uma nação independente chamada Federação das Índias Ocidentais. A Jamaica saiu da federação em 1962 e é hoje uma nação totalmente soberana.


Em consequência da grande quantidade de escravos trazidos para o território jamaicano no período colonial, atualmente, cerca de 90% da população nacional é descendente de escravos africanos. Esse aspecto influencia diretamente na cultura local, com manifestações culturais como a capoeira (luta e dança), o reggae (estilo musical) e o rastafári (doutrina religiosa que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país da África, sua nação sagrada). O rastafarismo cria um carácter divino de Haile Selassie, conhecido anteriormente como Ras Tafari e que foi o primeiro rei negro, coroado Imperador da Etiópia em 1930, assumindo-se como o deus que havia vindo à terra para guiar os negros para a Terra Prometida. Bob Marley era adepto da religião rastafári e defensor da Maconha. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.


A Jamaica é um país que teve, em 2007, sua população estimada em 2,7 milhões de habitantes. Segundo dados de 2001, os jamaicanos residem principalmente na capital Kingston com 651.880 habitantes. Destacam-se também as cidades de Spanish Town (131.515), Portmore (175.000) e Montego Bay (120.000). O país tem uma densidade demográfica média-alta com 245,66 hab./km². A população jamaicana vive na área urbana, com cerca de 54% da população.


É uma Ilha de clima tropical marítimo, com ocorrência de ciclones e pequenas oscilações sazonais. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a umidade. A estação chuvosa vai de maio a outubro. Os ventos fortes são frequentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5000 mm. 



Os caprichos da natureza parecem estar de acordo para enfeitar uma ilha com as propostas mais fantasiosas que o homem já sonhou. Assim é esta ilha, a terceira maior do Caribe, cheia de detalhes impresionantes que, não por acaso, muitos casais a escolhem como lugar ideal não somente para passar a lua de mel, mas sim para casar-se. Há mais de quinhentos anos, os arawaks batizaram-na de Terra da Madeira e Água "Xaymaca" quando chegaram em suas pequenas embarcarcões provinientesda América do Sul. Onde abundam formações de recifes de coral e inúmeras praias de areia finae dourada, constitui o centro das atenções da grande maioria dos turistas, as áreas protegidas do interior e os vários parques naturais merecem só por si uma viagem inteira também.


As águas da Jamaica oferecem uma experiência única subaquático para os viajantes interessados ​​em mergulho e snorkeling. Mergulhar na cidade submersa de Port Royal, que afundou debaixo d'água após o terramoto de 1692, será necessário obter permissão especial das autoridades jamaicanas. Belos corais, tartarugas, golfinhos e tubarões são vistos com frequência.


Não existe vacinas obrigatórias para entrar na Jamaica, embora seja recomendado que tenha em dia as vacinas contra Hepatite A, Tifóide, febre amarela, Hepatite B, Raiva, Sarampo, Malária, rubéola, difteria e tétano.
SURF

Quando se fala em Jamaica, todos pensam em reggae, claro. Sem dúvida o reggae é o maior embaixador jamaicano, mas na Jamaica há surf de qualidade internacional, vários reef breaks e uma das melhores ondas do mundo, Zoo, a Pipeline jamaicana.


Jamaica tem surf quase o ano todo. O verão (junho a setembro) e o inverno (dezembro a março) são as melhores épocas. Na primavera e no outono rola um bom surf, mas pode ser intermitente. Tem vários locais para a prática do surf entre as regiões Nordeste e Sudeste da ilha. A maioria dos picos, quase 90% deles tem o fundo de coral. O tamanho normal dos melhores dias é de 2 a 3,5 metros. Rola o surf por causa de furacões e quando isto ocorre, as ondas podem chegar a 7 metros. 


O Surf Club Jamnésia é o único lugar para se comprar parafina e fazer remendos na ilha.


Fogo na Babilônia, Jah Love!

Ace Selassie

6 comentários:

Bruno Brauer disse...

lembrando também que uma das bebidas preferidas dos jamaicanos é o café cultivado nas montanhas azuis da Jamaica, considerado um dos melhores do mundo:

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=42998

Bruno Brauer disse...

e diz a lenda que na época do ano da lata rolou esse café aí no nosso grande Centro Acadêmico Livre de Oceanologia.

Vinícius Dalla Riva disse...

Será que tem um tempero especial dos rastafaris nesse café.. ?!

Anônimo disse...

Jamaica roots

Anônimo disse...

viva JAH MAICA!

Anônimo disse...

A Babylônia vai cair um sagrado dia, e a paz vai voltar a reinar em todos os cantos sombrios do planeta!
JAH LOVE - PAZ e NATUREZA