sexta-feira, 27 de abril de 2012

Código Florestal é aprovado na Câmara dos Deputados

Para os ambientalistas, o Código Florestal é um retrocesso na defesa do meio ambiente. “Nós estamos jogando fora lições que nós mesmos aprendemos com deslizamentos, com enchentes, com extinção de espécie, com seca que é tudo derivado da falta de floresta em muitos lugares. Estamos dando um tiro no nosso pé”, diz o assessor do Instituto Socioambiental, Raul Telles do Valle.

Os deputados mudaram o texto aprovado no Senado que determinava que os produtores rurais se regularizassem, fizessem um cadastro ambiental, para ter direito a financiamento público. Essa exigência caiu. Só houve uma concessão aos ambientalistas: os produtores que desmataram margens de rios, com até dez metros de largura, terão que recuperar 15 metros de vegetação nas margens.

Os ruralistas ainda acharam demais. “É um ônus que o pequeno produtor não suporta”, fala o presidente da frente parlamentar da Agricultura, deputado Moreira Mendes (PSD-RO).

O governo defendia o texto aprovado no Senado e pediu fidelidade aos partidos aliados, mas amargou uma derrota. Teve 184 votos contra 274 dos ruralistas. “É uma vitória de sorriso amarelo deles, mas de todo modo, ganharam. Os ruralistas ganharam, é uma pena”, afirma o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).

O relator do projeto na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), diz que o novo código não é uma carta em branco aos desmatadores. De acordo com ele, o texto não foi bem compreendido. “Porque não entenderam espírito do programa de reorganização ambiental ele está claro no texto. É difícil entender mesmo, mas está lá. As áreas serão protegidas efetivamente”.

Fonte: G1

Bom feriado

Ace

Nenhum comentário: