domingo, 22 de abril de 2012

Destino Oceanógrafo-- Bonaire

Olá pessoal, nesse domingo o destino escolhido é Bonaire. Um agradecimento especial para a Nathalia Castro (Jurema) que foi nossa correspondente internacional, diretamente de Bonaire o texto que segue é de autoria dela.



Essa é para os oceanógrafos mergulhadores, e um bom motivo para aqueles que ainda não mergulham, começarem a cogitar a idéia: conheçam Bonaire, o paraíso caribenho dos mergulhos de praia!
Bonaire é uma ilha governada pela Holanda mas localizada no mar do Caribe, cerca de 80km ao norte da Venezuela. Foi parte das antigas Antilhas Holandesas, dissolvidas em outubro de 2010. Não é muito grande nem muito populosa: 38km de extensão, 6 de largura e cerca de 15 mil habitantes; mas oferece aos seus visitantes algo de peso: é ganhadora de prêmios importantes por anos e anos seguidos, sendo os mais recentes conferidos pela ‘Scuba Diving Magazine’ nas categorias ‘Melhor destino’, ‘Melhor vida marinha macro’, ‘Melhor vida marinha’, ‘Melhor mergulho de praia’, ‘Melhor Snorkelling’ e segundo lugar em ‘Ambiente marinho mais saudavel’.



A ilha esta rodeada por um sistema de recife de barreira continuo (totalmente protegido pelo Parque Nacional Marinho) com uma plataforma super curta, que varia de 15 a 60m (isso mesmo, metros!) , o que permite que qualquer um entre na água, nade dois ou três minutos e já atinja 50m de profundidade. Claro que há variações a essa descrição geral, como paredes verticais e recifes duplos, mas o mais importante é que, com essas características, temos acesso a cerca de 60 pontos de mergulho com nada mais nada menos que um carro! É total liberdade e flexibilidade para os mergulhadores!


A melhor parte ainda não chegou... O que encarece o mergulho são as grandes distancias a serem cobertas por barco e, portanto, sem esse fator, os preços aqui na ilha são super atrativos: em geral na ilha se cobra 150 dolares por semana para mergulhos ilimitados de praia, sem custo adicional para os que queiram mergulhar com Nitrox. Sinceramente não conheço maior barbada... e é por causa disso (e das aguas com visibilidade de mais de 30m e temperaturas de cerca de 29 graus, claro) que os brasileiros estão vindo cada vez mais para ca, sendo já o segundo maior mercado do Buddy Dive Resort, maior resort de mergulho de Bonaire.



Brasileiros aqui, como na maior parte do mundo, são super bem vindos por causa de seu alto astral e a proximidade do português com o dialeto local, papiamentu, são sempre motivos de boas gargalhadas com os locais. Não se preocupem, inglês e espanhol são amplamente falados também. Infelizmente a burocracia para conseguir visto de trabalho reduziu os residentes brasileiros na ilha a dois: eu, Jurema, e um outro senhor que trabalha num loja de eletrônicos. É por esse motivo, e para evitar o esgotamento do meu suprimento de erva mate, que todos os filhos da FURG são mais que bem vindos a uma visita e, precisando de qualquer ajuda com a logística da viagem basta prender o grito!


O custo de vida em Bonaire é bastante alto e, por isso, praticamente todos os hotéis possuem cozinhas em seus apartamentos, reduzindo drasticamente as despesas durante sua estadia. O sistema medico da ilha também é bastante deficitário e, portanto, é altamente recomendado trazer um pequeno kit com remédios básicos e atestado medico para os que pretendem fazer algum curso de mergulho e por ventura tenham alguma restrição.



Para os que gostaram da idéia da viagem, mas não são tão fanáticos pelo subaquático, ha uma variada gama de outros esportes que se podem praticar em Bonaire, principalmente devido aos ventos fortes que sopram 300 dias por ano, como windsurf, kitesurf, paddle, surf, wakeboard, vela e etc.



Acompanhem minha coluna sobre a ilha (http://www.live2dive.com.br/forum/content/158-nathalia-castro) se quiserem mais informações sobre Bonaire e, para quem precisar de um pouquinho mais de convencimento sobre a qualidade dos mergulhos por aqui dêem uma olhada nos vídeos em http://www.youtube.com/nathicastro .


Bora visitar ai galera, to precisando de um churras cassineiro! "Jurema"


Bom domingo!

Ace

3 comentários:

Bruno Brauer disse...

muito legal o texto Jurema!!!

Luti disse...

boa Jurema!

Nathalia disse...

Que bom que curtiram galera! =D
To esperando a visita! =D