sábado, 26 de maio de 2012

Informações Importantes sobre a reunião das 20h dos Grevistas

Linda noite de sexta, qual será a boa de hoje?

Aqui na FURG rolou a reunião, rotineira, dos estudantes na reitoria. Apesar de termos alcançado uma de nossas demandas,  a suspensão do calendário, a reunião de hoje foi bem conturbada e gerou debates que se prolongaram desde às 20h até às 22h e 50min.
Nesta reunião foi confirmado pela pró-reitora para assuntos estudantis, Darlene Torrada Pereira, que faz parte do CONSUN, que o mesmo garante a suspensão do calendário desde o dia 17/05. Além disso, se confirmou a informação de que o COEPEA é o órgão que tem competência para aprovar o novo calendário, após o término da greve.
Ela colocou que, neste momento, os grevistas devem ter coragem para enfrentar os professores que insistem em fazer algum tipo de ameaça aos alunos. Além disso, ela lembrou que a votação que aconteceu na reunião do CONSUN contou com um voto de abstenção e todos os outros a favor da greve, apesar de alguns membros terem se posicionado contra o movimento grevista. Nenhum termo do pedido de greve foi modificado pelo conselho. Ela fez questão de colocar que os alunos que não querem greve e tem uma justificativa plausível para isto devem enviar a mesma ao comando de greve da Aprofurg para que o pedido seja analisado e avaliado pelo movimento. Casos especiais com justificativas que convençam o comando podem deliberar alguma excessão na greve.
As avaliações realizadas a partir do dia 17/05, além de presenças e trabalhos, não podem ser exigidas pelos  professores e aqueles que realizaram avaliações, trabalhos e compareceram as aulas, devem e podem recorrer a validação dos mesmos. Estas questões devem ser analisadas caso a caso e se possível em acordo com cada professor.
Além desta participação, tivemos uma pauta muita conflituosa que deliberava a saída do movimento de ocupação da reitoria e migração do mesmo para outro ponto da FURG. Esta discussão tomou a maior parte do tempo da reunião e talvez tenha dividido um pouco o movimento. Ao final, se resolveu que todos migrariam para a Aprofurg onde fomos convidados para instalar a nova sede do Movimento Estudantil Grevista. Aqui ficaremos acampados utilizando a sala de reuniões, cozinha e banheiro da Associação dos Professores da FURG. Esta decisão foi tomada devido a maior proximidade que teremos com os estudantes da universidade nos instalando neste ponto e porque tínhamos nos comprometido com o CONSUN de que quando tivéssemos a garantia de um novo calendário deixaríamos a reitoria.

Portanto, a boa de hoje pra mim, Sorriso e o Dove será dormir aqui no acamps do movimento e dar uma banda no laguinho na madruga, para amanha retomar as atividades.

Abração
Bom findiiii! heheheh
Carol e Sorriso

Nenhum comentário: