sexta-feira, 25 de maio de 2012

Reunião do Conselho Universitário (CONSUN)

Foi decidido hoje, em reunião a portas fechadas, pelo CONSUN a suspensão do calendário acadêmico e a reestruturação do mesmo. Portanto, a FURG ESTA EM GREVE oficialmente!
A partir de então os professores que continuarem dando aulas deverão, obrigatoriamente, repor as mesmas e são impedidos de cobrar presença ou fazer avaliações. Entretanto, provavelmente, todos os professores irão cancelar as suas aulas até que se deflagre o fim da greve.
Foi decido, em reunião marcada ontem no CC, que os grevistas que ocupam a reitoria iriam sair após esta decisão do conselho. Entretanto, a ocupação na FURG continua, o acampamento irá migrar para outro ponto que vai ser definido na reunião de hoje às 20h.
O DCE irá postar, o quanto antes, em seu blog http://dcefurg.blogspot.com.br/2012/05/assembleia-geral-deflagra-greve-dos.html algumas dúvidas que os alunos estão levantando como, por exemplo, se professores recem contratados podem entrar em greve ou não, entre outras.
É importante descatar que não se definiu nesta reunião a partir de quando o calendário estudantil será reposto, pois esta decisão só poderá ser tomada quando fim da greve for deflagrado. Entretando, a fim de evitar ações judiciais, dos alunos que não estão indo a aula e querem a reposição das mesmas, contra a FURG, provavelmente, o novo calendário será a partir do dia 17/05. Mas, os alunos que estavam assistindo as aulas terão elas validadas até o dia de hoje e outras questões podem ser definidas casa a caso com o professor. Se algum aluno se sentir prejudicado poderá procurar a Aprofurg ou entrar com alguma ação judicial.

O Movimento estudantil teve apenas uma vitória! Continuemos lutando pela melhoria do ensino publico de nosso país!

Abraço,
Carol Amorim

9 comentários:

Anônimo disse...

qual a fonte dessa informação? ainda não saiu nada oficial no site da Furg.

Anônimo disse...

aee...Só por que não pode mais acampar na reitoria não quer dizer que não se possa exigir que abram a faculdade sábado e domingo para os estudantes irem lá reivindicar AULAS JÁ!! e demonstrar que o objetivo da greve estudantil era mesmo apoiar às reivindicações dos professores (ou seja, o retorno das aulas)!! Ou alguém tá mais preocupado em arranja carona pro Uruguai?

abraços
Diego

Tássia disse...

Pros céticos de plantão... http://www.furg.br/index.php?id_noticia=19344

Elaine disse...

cuidado com o q voces publicam sem saber....

como eu ja disse no grupo do CALO, o calendário não foi suspenso!!! a greve foi reconhecida, o calendário vai ser reestruturado, mas não foi suspenso. O professor que quizer tem o direito de dar aula, e vai valer!!!

O farol disse...

Realmente, Elaine, não é correto dizer que o calendário será suspenso e sim temos a garantia de que ele será reestruturado.O professor tem sim o direito de dar aula e os alunos que a assistirem podem pedir a validação das mesmas, entretanto, ele terá que repor essas aulas após a reestruturação do calendário. E acredito que nenhum professor se submeterá a dar a mesma aula duas vezes.

Abraço
Obrigado pelo comentário.
Carol Amorim

Elaine disse...

A questão de repor aula ainda não está muito clara pra mim... até onde eu sei, a reposição eh d conteúdo, que não necessariamente precisa ser feita através de aulas ministradas.... o professor pode passar leituras, trabalhos ou o q quiser... e pode cobrar o conteúdo normalmente depois....
A questão das presenças eh q eu ainda não sei como ficam....

Estou fazendo esses comentários porque é muito importante que os alunos saibam exatamente onde estão se metendo ao deixar d comparecer às aulas que possam vir a ser ministradas durante período de greve.
Principalmente porque os professores do IO em sua maioria não aderiu à greve inicialmente.

Abraço

Elaine disse...

E Carol...

Conserta o post neh....
Não é legal deixar informação errada publicada

Carol Amorim disse...

Botei um post só com essa correção e mais algumas informações, Elaine. ;]
Outra coisa, os alunos que ainda tem dúvida se vão ou não perder as aulas devem procurar o IO ou a Aprofurg para buscar esclarecimentos.

Carol Amorim

Anônimo disse...

GREVE – NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO
Em virtude de interpretações pessoais e distorções inclusive publicadas, a Reitoria vem a público esclarecer que o Calendário Universitário não está suspenso.

O Conselho Universitário decidiu, em reunião ocorrida no último dia 25, que, em momento oportuno, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração – Coepea, tratará da reestruturação do Calendário, manifestando-se sobre os dias letivos a serem recuperados e a convalidação das atividades realizadas durante o período de greve.

fonte: furg.br