quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resumo da Greve dos Estudantes

Ai Galera,

Eu, Carolina Amorim,  estou acampada aqui na reitoria com o intuito de buscar informações sobre a greve estudantil  para informar os estudantes da oceanologia e apoiar este movimento em meu nome.
Esta difícil de entrar no blog para publicar tudo, mas sempre que puder vou postar as informações neste.
Hoje no programa PARALELO 30 às 11:00 na Radio FURG será discutido o tema com a participação de dois representantes do movimento, eu e Eduardo Marasciulo.
Aqui vai um resumo, feito pela comissão de comunicação, do movimento, das atividades realizadas até agora e das próximas atividades:

Diretrizes Preliminares da Greve dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande
Foi definido pelo Movimento Estudantil da Universidade Federal do Rio Grande que a greve dos estudantes é de caráter apartidário, pacífico, multiplicador. Diversos grupos estão apoiando e participando do Movimento, porém é mantida a Unidade Estudantil. O movimento começou com o intuito primário de apoiar a Greve dos Professores e hoje cria uma identidade autônoma que vem acolher e lutar com pautas estudantis locais, sem abandonar a causa dos docentes.

Relato da Greve Estudantil da Universidade Federal do Rio Grande
No dia 17/05/2012 o Sindicato dos professores da FURG declarou a greve que foi deflagrada pela Reestruturação da Carreira e pela melhoria das condições de trabalho nas Instituições Federais.
A reivindicação dos docentes feita a partir do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (ANDESSN) é em torno da reestruturação da carreira atual, que propões uma carreira com 13 níveis, variação remuneratória de 5% entre níveis, a partir do piso para regime de trabalho de 20 horas. Além disso, este movimento questiona a falta de infra estrutura causada pela expansão desqualificada da Universidade. Este ano diversos cursos em Instituições Federais de Ensino – IFE tiveram seu início suspenso ou atrasado devido à precaridade das Instituições. Existem instituições sem professores, sem laboratórios, sem salas de aula, sem refeitórios ou restaurantes universitários, até sem bebedouros e papel higiênico, afetando diretamente a qualidade de ensino. Esta situação prejudica estudantes, professores e todo o povo brasileiro que utilizará dos serviços de profissionais formados em situações precárias. A greve preza também pelos estudantes que ainda não entraram na universidade pública, para que estes possam ter condições melhores de ensino do que as oferecidas atualmente.

No dia 21/05/2012 foi realizada a Assembleia Geral dos Estudantes da FURG na qual estavam presentes mais de 1000 alunos. Foram deliberadas três pautas:
1) Apoio a greve nacional dos Docentes;
2) Greve geral dos estudantes da FURG;

A intenção era que às 8hs da manhã dia 22/05 a reitoria seria ocupada, porém  um grupo de aproximadamente 400 estudantes pacificamente se dirigiu a reitoria e a ocupou,  em uma tentativa simbólica de fortalecer o movimento. Ao chegar, as portas foram abertas aos estudantes, que foram recebidos no prédio. O Movimento Estudantil não impediu as atividades do espaço de forma que ampliou o diálogo com a reitoria com intuito do reconhecimento da Greve dos Estudantes em prol da Greve dos Professores e da garantia de um novo Calendário Estudantil.

No dia 22/05/2012 pela manhã foi realizada uma passeata no Campus Carreiros para a Mobilização de um maior número de estudantes.

No dia 22/05/2012 pela tarde devido a realização da Greve dos Estudantes foi realizada uma reunião aberta com o Reitor da FURG para esclarecimento da data do posicionamento do CONSUN e COEPEA  sobre o reconhecimento deste Movimento Estudantil e definição da realização de um Novo Calendário 

Estudantil. Nesse sentido, o reitor definiu que a reunião será marcada até sexta-feira (dia 25/05/12). Foi uma conquista a importância da realização de uma reunião aberta com os estudantes, visto que a reitoria queria realizar uma reunião fechada com representantes estudantis.

No dia 22/05/2012 pela noite foi realizada uma Reunião do Movimento Estudantil na Reitoria da FURG, com caráter informativo para definição da posição dos estudantes nos Diretórios, Centros Acadêmicos e outras formas de mobilização dos cursos. Também foi formada uma Comissão de Mídia para comunicação das atividades do Movimento Estudantil. Nessa reunião foi definida a continuação da ocupação da reitoria pelo significado e repercussão do Movimento Estudantil e para a elaboração de pautas locais estudantis para discussão com a AproFURG.

No dia 23/05/2012 será realizada uma Assembleia dos Professores da AproFURG  às 9hs para qual os alunos estão convidados.

Dia 24/05 as 19hs ocorrerá a Assembleia Geral dos Estudantes da FURG no Centro de Convivência do Campus Carreiros.

Agenda do dia 23/05
- 9h Assembleia dos Professores na AproFURG no pavilhão 4 no auditório;
- 12h30min Assembleia Geral dos Estudantes do Curso de Artes Visuais;
- 12h30min Assembleia Geral do Centro Acadêmico Livre da Oceanologia;
- 14hs Ioga na frente da reitoria da FURG;
- 18hs Assembleia Extraordinária do Centro Acadêmico da Psicologia.
- 20h30min Reunião dos estudantes na Reitoria da FURG.

Desculpe algum erro de portugues ou má formatação do texto, aqui esta meio difícil de se concentrar devido a quantidade de reuniões que estão acontecendo na Reitoria, dos estudantes. Ontem, por exemplo, ficamos reunidos trabalhando até as 3h da madrugada.

Estou Aberta a perguntas
Um Abraço
Carolina Amorim

3 comentários:

Anônimo disse...

Carol Amorin = Cebolera?

Anônimo disse...

Carol, acho que a reunião de amanhã será às 19h e não 17h no CC.
Outra coisa, esta reunião na reitoria a noite tem objetivo de integrar os estudantes no processo todo e inclusive nos assuntos abordados na própria reunião ou possui algum outro objetivo mais específico?

O farol disse...

É a carol= cebolera sim!
Tens razão, eu coloquei errado. vou corrigir agora
ASSEMBLÉIA ÀS 19H AMANHÃ NO CC
Todas as reuniões que estão acontecendo na assembléia estão tratando de assuntos gerais do movimento. Hoje, específicamente, a reunião será para decidir as pautas que levaremos para a assembléia no cc amanha. Entretando devem ser tratados outros assunto como: comissoes de alimentação, organização tesouraria, cultural etc e a elaboração de novas atividades que serão realizadas pela unidade do movimento estudantil.
Lá na reitoria existe um quadro com toda a programação proposta.
Aqueles que quiserem incluir alguma oficina ou qualquer outra atividade podem propor nas assembléias, com certeza todas as idéias serão bem recebidas pelo movimento!
Qualquer dúvida podem perguntar que eu tentarei esclarecer. Se quiserem me ligar fiquem avontade, neste momento estou ligada ao telefone 24h para atender a galera que tiver algum questionamento. Hoje mesmo expliquei pra colega Yana todo o movimento pelo telone. Meu número é: 81386522

Abração
Carol = Cebolera!