sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resumo dos acontecimentos do dia 24/05


Bom dia Graduandos de Oceanologia que acompanham o Blog OFarol.
Hoje levantei com muito bom-humor aqui no acampamento devido aos resultados que o Movimento Estudantil Grevista alcançou, na noite de ontem no CC, na reunião marcada pelo Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE).

Antes de falar desta reunião, gostaria de fazer um resumo dos debates que aconteceram aqui no acampamento ontem.

A primeira reunião teve como pauta principal a apresentação de uma nota de esclarescimento que os grevistas ativos construíram, na madrugada anterior, em resposta a filmagem que a RBSTV fez do movimento anti-grevista. Nesta gravação a emissora apresentou  somente a marcha desses alunos e não o dialogo aberto que tivemos com eles ao recebe-los na reitoria. A nota foi enviada a RBSTV e lida no Jorna local apresentado no jornal local.

Aqui vai a nota de esclarecimento:
“Na noite do dia 23 de Maio de 2012, uma equipe da emissora RBS TV esteve presente nas imediações da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, registrando a passeata de alguns alunos não aderentes ao Movimento Estudantil Grevista. Após a saída da equipe houve uma reunião organizada pelo Movimento, às 20h, no prédio da Reitoria, os estudantes expuseram pautas de ambas às manifestações.
Por cerca de três horas, as divergências foram debatidas em amplo diálogo, que se deu na presença do Comando de Greve dos Professores (APROFURG) e de Pró-Reitores da Universidade. Nesta ocasião concluiu-se que é desejo de todos a volta as aulas o mais breve possível. Entretanto o Movimento acredita que a paralisação estudantil é o meio mais eficaz para que se alcance, não só a volta as aulas, mas também um ensino de qualidade.”

Além disso, iniciaram as discussões sobre a construção das pautas locais.  Essas pautas forma apresentadas no CC, na reunião que aconteceu às 19h, mas ainda necessitam de muitas correções que serão feitas ao longo do dia no acampamento.

A oceanologia não teve tempo de construir uma pauta específica com os graduandos esta semana, por isso, resolvi criar um post com as reinvidicações de cada um. Todos poderão postar nos comentários as suas propostas e, na segunda, na assembléia marcada pelo CALO discutiremos as pautas sugeridas no blog e outras que podem ser apontadas na hora da assembleia para posterior elaboração de um documento com as pautas específicas da oceanologia.

Também estive em uma reunião só dos CA’s e DA’s para uma discussão sobre o posicionamento de cada um. Esteve presente, além do CALO, um representante da engenharia civil (curso que não tem CA ou DA) e um representante da Medicina. A medicina se mantém em apoio a greve dos estudantes com os alunos do 1º ao 4º ano em greve junto com os professores. A engenharia civil mantém as aulas apesar de apoiar as reivindicações dos professores.

Entretando, o que me deixou mais empolgada ontem e me fez acordar com essa euforia, apesar de ter dormido super mal na minha barraquinha instalada aqui em frente a reitoria (hehehehe), foi a reunião marcada pelo DCE que aconteceu no CC às 19h de ontem.
A pauta da reunião foi o posicionamento de cada CA e DA quanto a greve, as pautas locais estudantis e a formação de uma comissão geral de greve.
Muitos, para não dizer a maiorira, dos CA’s e DA’s aderiram a greve dos estudantes e professores, não sei numero exato. Assim que eu descobrir coloco no blog. A comissão geral de greve será formada por um representante de cada CA e DA, ou de cursos que não tem centros ou diretório acadêmicos, um representante da ocupação e um representante do DCE.

Ontem a noite, a greve estudantil se mostrou mais organizada e acredito que os próximos passos a serem tomados serão a elaboração de uma carta oficial com as pautas locais da universidade.
Lembrando que o movimento esta com muita força, dentro e fora da FURG. Nesta semana o Ministro da Educação Aloízio Mercadante desmarcou seus compromissos para fazer uma coletiva de imprensa sobre a greve. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na coletiva de imprensa comparou os problemas de infraestrutura vividos por universidades federais às "dores do parto" por que passam, é claro, gestantes no momento derradeiro, mas também os países que crescem em ritmo acelerado. A melhoria da estrutura das federais esteve na pauta da entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira na sede do MEC, em Brasília, pois está entre as reivindicações dos docentes em greve desde o último dia 17 – segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), 70% das universidades estão paradas. Os professores pedem ainda plano de reestruturação da carreira e aumento do piso salarial.


Abração a todos!
Em breve volto com mais informações.
Carol Amorim

4 comentários:

André disse...

Parabéns Carol...tu ta fazendo um bom trabalho ai atualizando a galera e representando o pessoal da oceano...tomara que o esforço valha a pena!

O farol disse...

Obrigada pelo apoio. Esta sendo muito gratificante para mim estar fazendo esse trabalho, até porque estou vendo que a galera esta conferindo o blog. Só hoje, até a 13:15 tivemos 245 vizualizações e ontem 544. Que coisa mais boaaa!
Só não se esqueçam de se identificar nos posts.

=]

André disse...

André = COISA
hehehe

Vida loka disse...

e