sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia do Oceanógrafo


No dia 8 de junho, Dia Internacional dos Oceanos, também se comemora o Dia do Oceanógrafo. A escolha da data comemorativa é recente, foi definida em 2005 por meio de concurso nacional Organizado pela AOCEANO (Associação Brasileira de Oceanografia) onde estudantes e profissionais, associados ou não à entidade, puderam escolher e justificar a sua escolha em votação aberta e democrática via internet.

“Datas comemorativas homenageiam categorias, valorizam profissionais e, fazem o País lembrar de pessoas que trabalham no dia a dia em prol de um objetivo comum. No nosso caso, trabalhamos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população brasileira e mundial. Que todos nos reconheçam, ao menos por um dia, em todo o Brasil ”, disse em 2005 o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, na época presidente nacional da AOCEANO.

Muitas datas, com justificativas contundentes como 11 de junho, dia de nascimento do oceanógrafo Jacques Cousteau; 14 de abril, dia da criação da AOCEANO; 23 de dezembro, data em que, no século 17 o Navio HMS Challenger zarpou da Inglaterra rumo ao primeiro cruzeiro oceanográfico, viagem considerada como a de nascimento das ciências oceanográficas; ou 18 de outubro, dia de nascimento do almirante Paulo Moreira, nome respeitado nos assuntos das ciências do mar, também foram sugeridos.

A principal justificativa de quem votou no dia 8 de junho como o Dia do Oceanógrafo, mesma da do Dia Internacional dos Oceanos, é a de que os oceanos são os locais de trabalho dos oceanógrafos.

UM ÓTIMO DIA DO OCEANÓGRAFO A TODOS! E que boas correntes conduzam o futuro de nossa Profissão.
Diretoria Nacional da AOCEANO.

Nenhum comentário: