domingo, 3 de junho de 2012

Oceanólogo, você sabe qual o seu papel social? Venha reinventar o mundo


O Centro Acadêmico Livre de Oceanologia (CALO) em conjunto com outros CA’s, DA, DCE mais o Observatório de Conflitos Urbanos do Extremo Sul do Brasil, buscando a integração e participação estudantil ao movimento da Cúpula dos Povos, organizamos a ‘’Semana do Meio Ambiente Integrada à Cúpula dos Povos daqui”.
A Cúpula dos povos é um evento paralelo à data que marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de Junho no Rio de Janeiro. A pauta oficial para a Rio+20 é a chamada ‘’economia verde’’ e a institucionalidade global, considerada pela Cúpula como insatisfatória para lidar com a crise do planeta causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.
“Venha reinventar o mundo” é o convite da Cúpula à participação de organizações e movimentos sociais do Brasil para tratar da problemática na qual a humanidade se insere e demonstrar a força política dos povos organizados.
A ideia da semana é promover debates, rodas de conversa, palestras e outras atividades de cunho cultural acerca deste tema com a participação da comunidade acadêmica e da região. Nós, do CALO, acreditamos que todos os estudantes de oceanologia deveriam participar desta semana que terá tema sobre a relação da sociedade com o meio ambiente/natureza, por parte de diferentes grupos e atores sociais da cidade do Rio do Grande e região, com vistas a produzir uma síntese inspirada na Cúpula dos Povos a partir dos temas globais em seu impacto no local e regional, bem como iniciar uma articulação dos participantes, da publicização dos temas e perspectivas diferentes no relacionado a democratização da cidade e sua sustentabilidade desde a perspectiva da justiça ambiental e dos conflitos.. Este evento é uma oportunidade para os futuros oceanólogos ultrapassarem os limites da visão técnica para a social.
A Semana do Meio Ambiente integrada à Cúpula dos Povos daqui terá seu primeiro ciclo de atividades nesta terça-feira, dia 05/06. A programação deste dia conta com:
·          Inscrições no CC e pelo sita da FURG;
·          Mostra fotos no CC e corredor PPGEA;
·          Atividades culturais – Banda Tio Clóvis às 12:00h no CC
·         ChimaRoda – 15h atrás do RU

Em breve mandamos o resto da programação, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de junho.

Carol Amorim e Sorriso

Nenhum comentário: