sábado, 14 de julho de 2012

Faroleando-- Farol da Solidão

O Farol da Solidão é um farol localizado no litoral do estado do Rio Grande do Sul, no município brasileiro de Mostardas, no distrito Doutor Edgardo Pereira Velho. Fica a cerca de 60km a nordeste do balneário de Mostardas e a cerca de 230km de Rio Grande.


A primeira instalação de um farol no local data de 1916 ou anos anteriores, e seria uma torre em ferro. A torre atual, em concreto, teria sido construída em 1924 ou 1949, pelo engenheiro Grécio Cavalcanti. É um dos grandes marcos da região, e sua beleza e arquitetura são reluzentes. Porém, o farol, apesar de ainda ativo, não está aberto para visitação.


O Farol da Solidão tem como destaque sua paisagem exuberante e admirável. Sua arquitetura é totalmente brasileira. Tem a forma de torre cilíndrica em concreto, com lanterna, galeria e quatro contrafortes ou gigantes longitudinais. Apresenta uma cor vermelha, e 21 metros de altura. Apresenta plano focal de vinte e quatro metros. O alcance luminoso actual, em condições normais de transparência atmosférica, é de 19 milhas náuticas.

Nenhum comentário: