quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mundo animal -- Peixe mosquito do Oeste


Esse peixe do grupo de carpas dentadas é um animal de água doce pequeno, normalmente introduzido em áreas com muito mosquito para comer suas larvas. Também demonstra a capacidade de distinguir entre o tamanho de grupos – em outras palavras, pode contar. Até quatro, pelo menos.

Em um experimento realizado pela Universidade de Padova, na Itália, fêmeas da espécie sendo assediadas por machos trocaram de grupo para um maior – é sempre melhor escolher um grupo de quatro do que um grupo de três. Depois de quatro, a sua escolha parecia ser aleatória. Isso pode parecer simples, mas a maioria dos animais (e, certamente, a maioria dos peixes) não tem nenhum sentido numérico.

A descoberta é semelhante à outra feita com leões. Leões podem contar o número de rugidos de leões desconhecidos, e reagir de acordo, enviando um número seguro de leões para investigar. Um rugido de dois leões indica que pelo menos dois ou três leões devem investigar os possíveis inimigos, enquanto um rugido de três leões pede que no mínimo quatro investiguem.

Nenhum comentário: