sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A sétima onda é sempre a maior?




Surfistas e praieiros em geral já devem ter ouvido dizer que ondas viajam em grupos de sete, e a sétima onda é sempre a maior. Mas será que isso é verdade?

Ao contrário de outro pensamento popular equivocado, a formação de ondas não tem nada a ver com a lua (ao contrário das marés, que são influenciadas por ela). As ondas na superfície do oceano são causadas pelo vento.Não exatamente. Ondas são muito heterogêneas, e não é possível prever o movimento do oceano gigantesco tão facilmente. Para entender o porquê disso, basta investigar a origem das ondas.

Como o movimento do vento é difícil de prever, também é igualmente difícil prever movimentos, interações e propriedades das ondas. Por isso, ninguém pode esperar que ondas tenham propriedades regulares.

A máxima das sete ondas não está totalmente errada, entretanto. Embora as ondas tenham uma origem caótica, elas tendem a se movimentar em grupos. Agitadas, ondas irregulares são geradas em regiões tempestuosas e engolem umas as outras até que elas se organizam em blocos um pouco mais estáveis e previsíveis.

Quanto maior a distância em que se formas esses grupos de ondas que viajam em sequência, mais provavelmente elas serão relativamente previsíveis, geralmente com um comprimento de onda longo. As maiores ondas, as mais cobiçadas pelos surfistas, vem das séries que sobreviveram aos ventos que as formaram.

Quando a primeira onda de um grupo é pequena, a próxima será maior e assim por diante, até chegar a uma maior no meio do grupo. Depois disso, elas voltam a ficar menores. Em um grupo de 14 ondas consecutivas, a sétima será de fato a maior. Quando o mar está normal, ele costuma ter grupos com 12 até 16 ondas. [Life's Little Mysteries]

Nenhum comentário: