quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EcoPost -- Composteira Vermicompostagem

Uma boa opção para apartamentos e casas com pouco espaço disponível é a vermicompostagem. Não se assuste com o “vermi”, na verdade são minhocas.

No minhocário caseiro, minhocas se encarregam de transformar os restos da sua cozinha em húmus, aquele mesmo que você compra em supermercados e lojas de jardinagem.
É tudo muito simples: três caixas plásticas empilháveis, uma tampa, um pouco de terra ou humus só pra começar e um tanto de minhocas, cerca de meio litro. Duas das caixas devem ter furos no fundo, aproximadamente de meio centímetro de diâmetro, que podem ser feitos facilmente com uma furadeira doméstica.



Caixa de baixo (sem furos no fundo, para armazenar o chorume)

A caixa de baixo fica sempre vazia. É ela quem vai recolher o líquido gerado durante a compostagem. Esse líquido, também conhecido como chorume, no caso da compostagem de materiais orgânicos é também muito rico em nutrientes, e, assim como o material sólido gerado, pode ser usado para adubas suas plantas. Você pode usá-lo para regá-las ou borrifá-lo nas folhas a cada 15/20 dias. Uma rápida observação sobre chorume: o que é gerado por lixões e aterros sanitários é altamente prejudicial para o meio ambiente por ser resultado de uma mistura descontrolada de materiais orgânicos, inorgânicos e muitas vezes tóxicos.


Na caixa do meio a mágica começa a acontecer. Quando inaugurar seu minhocário, você deve cobrir o fundo da caixa do meio com um pouco de terra (para as minhocas se sentirem em casa!), colocar as minhocas (no final do post falo mais sobre elas), depois colocar por cima o material orgânico (que aqui chamaremos de material úmido) e misturar a ele duas partes do material seco.
Um detalhe que acelera todo o processo de decomposição: quanto mais picados estiverem os materiais, tanto úmidos quanto secos, mais rápido você vai ter seu húmus pronto.

Conforme for gerando lixo úmido em casa você vai abastecendo o minhocário.

O que pode ser colocado nele:

Material úmido: restos de vegetais como talos não utilizados, cascas de frutas e legumes, filtro de café com a borra, saquinhos de chá, sobras de alimentos cozidos ou estragados (arroz, feijão, macarrão...), casca de ovo picada, podas de plantas do jardim, flores estragadas, etc.


Material seco: folhas secas de árvores e plantas, guardanapos de papel usados, papel toalha, jornal, etc.

Como tudo acontece?
O que garante uma boa decomposição, sem gerar cheiro ruim nem atrair insetos, é o correto balanceamento entre o úmido (nitrogênio) e o seco (carbono). Sempre que colocar seu lixo orgânico na caixa do meio você deve respeitar a proporção de uma parte de material úmido para duas de material seco, que pode ser composto só de folhas ou principalmente de folhas com um pouco de diferentes tipos de papel, como os citados acima. O minhocário pode ser abastecido todos os dias, desde que respeitadas essas proporções. Ter uma pá ou um ancinho sempre à mão ajuda na hora de cavar um buraquinho pra depositar o material um dia num canto, outro dia no outro...
No começo você pode ficar um pouco inseguro, cheio de dúvidas e perguntas, mas com o passar dos dias vai perceber que você mesmo consegue responder suas questões. A principal delas é a umidade. O normal e desejável é que o minhocário não produza cheiro ruim. Mesmo. Zero cheiro ruim. Aliás, muito pelo contrário. É muito comum abrir a tampa na hora de abastecer e sentir aquele gostoso cheiro de terra molhada pela chuva. Então se o seu minhocário ameaçar ficar fedido é fácil saber o que está acontecendo: muito material úmido para pouco seco. É o erro mais comum. Então basta acrescentar um pouco de folhas secas para compensar e passar a calcular com mais atenção a proporção uma parte de úmido para duas de seco no dia a dia.

Mudança de andar
Bem, então um dia você vai ter enchido completamente a caixa do meio. Essa é a hora de passar essa caixa cheia para cima e colocar a que estava em cima, vazia, no meio. Aí então suas minhocas ficam no andar superior trabalhando para produzir o seu húmus enquanto você começa a encher a caixa do meio. Pelos furos do fundo da caixa de cima (lembre-se, a do meio e a de cima tem que ser furadas) o excesso de chorume vai escorrer, deixando seu adubo sequinho, e as minhocas vão se transferir para a caixa do meio conforme forem percebendo que você começou a enchê-la com “comida nova”.
Depois de aproximadamente 50 dias de repouso todo o material da caixa de cima vai estar transformado em húmus e você poderá usá-lo nos seus vasos, no jardim, na horta...


Aparência do materia da caixa de cima depois de 50 dias de repouso. Tudo já foi decomposto e a textura é bem mais fina que no início do processo.

Algumas minhocas ainda vão estar por aí, o que é ótimo para as plantas, mas a maioria delas já vai ter se mudado para a caixa do meio nesse período. Quando sua caixa do meio estiver novamente cheia será hora de passá-la pra cima, e a de cima vazia para o meio, e tudo começa outra vez.



É importante que a caixa de cima tenha uma tampa, para evitar que insetos depositem ovos no composto.

O que não pode colocar:

- carne de qualquer espécie. Não é o alimento preferido das minhocas, tem decomposição lenta e pode atrair moscas
- excesso de frutas cítricas. O sumo é ácido e atrapalha um pouco o processo. Uma dica é deixar cascas de frutas como limão, laranja e abacaxi secarem por alguns dias antes de irem para o minhocário
- papel higiênico usado. Apesar do tema também ser DEJETOS, não misturemos os capítulos! Papel higiênico, aliás, pode ser jogado direto na privada mesmo.

Nenhum comentário: