domingo, 2 de março de 2014

Kon Tiki



Aproveitando as "férias" e o tempo chove não molha do Cassinão, nada mais do que um filme que faz o link entre uma boa história e o que nos faz todos apaixonados: o oceano.

KON TIKI é um drama inspirado na história real do explorador Thor Heyerdahl, que mostra a expedição Kon-Tiki, idealizada pelo mesmo em 1947, graças a uma ousada teoria sua: de que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul, e não pelos povos do oeste, como diziam os livros de História.

Para comprovar que essa versão da história era possível, Thor decidiu construir uma pequena jangada, com os mesmos materiais que os povos haviam utilizado séculos atrás para a possível travessia, e chamou cinco tripulantes inexperientes para partir com ele em uma viagem de três meses, atravessando 4.300 milhas pelo Oceano Pacífico, apenas flutuando e seguindo o fluxo das correntes oceânicas.

Um filme interessante, que traz imagens maravilhosas desse mundo submarino. E o melhor: todas recriadas à partir da gravação de um dos próprios integrantes da jangada, dos fatos descritos nos diários de bordo e no livro lançado por Thor Heyerdal após a expedição.

Impossível não gostar. Nos faz pensar que nada é impossível quando se acredita no que quer. E bônus para os oceanólogos: o filme traz diversos conhecimentos que são adquiridos durante o curso e que foram utilizados na prática pelos exploradores, a fim de conseguirem concluir sua viagem. 

Resumindo, vale a pena conferir...

Para quem se interessar, segue o trailler

Nenhum comentário: