quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais notícias sobre a GREVE dos estudantes

Boa noite pessoal!

Hoje, em Assembléia extraordinária do CALO realizada com a presença de 80 estudantes foi decidido por voto da maioria que:
- os estudantes de oceanografia estão a poiando a pauta  de reivindicações dos professores;
- além disso, foi decidido que os estudantes de oceanologia ESTÃO EM GREVE ESTUDANTIL até sexta-feira para pressionar o Conselho da Universidade.

Hoje, às 14:30 ocorreu uma reunião com os professores e a reitoria a portas fechadas para discutir o apoio do reitor a greve. Dois estudantes puderam estar presentes na reunião, mas só os professores e a reitoria podiam opinar na reunião. Eu fui uma das estudantes ouvintes.
Nessa reunião foi discutido, basicamente, a decisão tomada pelo ministério com que relação a URP, que é uma porcentagem de reajuste no salário dos funcionários públicos devido à perdas por planos do governo federal contra a inflação nos anos 80. Os professores são contra essa suspensão, eles reivindicam o pagamento integral do bônus a todos os servidores. A gratificação representa cerca de 26,05% dos salários de professores e técnicos.  Neste Link vocês podem ler mais sobre o assunto. Lembrando que a boa remuneração dos professores implica em um incentivo aos profíssionais de continuarem trabalhando no serviço publico e não migrarem para universidades particulares. A posição do reitor quanto a esse assunto foi de apoio aos professores e os advogados presentes nessa reunião se comprometeram a elaborar um medida para reivindicar essa questão judicialmente.
Entretanto, o fato mais importante que saiu desta reunião para os estudantes, em minha opinião, foi a confirmação de que a REUNIÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO acontecerá na sexta-feira.
Os assuntos relacionados a infraestrutura da universidade não foram tratados de maneira clara ainda porque as pautas locais ainda não foram definidas de maneira oficial.
Hoje, durante a tarde, os alunos que estão ocupando a reitoria estavam reunidos construindo a elaboração de um documento com as pautas locais para apresentar na ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES, AMANHÃ NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA(CC).
Hoje, às 20:00, será votado pelos estudantes presentes na ocupação se esse documento nos representa e pode ser apresentado na assembléia dos estudantes amanhã.

Um abraço a todos!
Carolina Amorim



2 comentários:

Anônimo disse...

Carol... Muito bom texto!
Por favor continue atualizando nosso grandioso blog O FAROL com as novidades... E esperemos até sexta seguindo fazendo pressão!

O farol disse...

Legal que tu te indentifique!

Carol