quarta-feira, 11 de julho de 2012

Assembleia Geral dos Estudantes

Queridos colegas oceanólogos, hoje ocorrerá a assembleia geral dos estudantes para tratarmos das seguintes pautas:

- Denfinição das pautas prioritárias da lista de reivindicações;
- Processo eleitoral para reitor

Onde? auditório do pav. 4
Às: 17h30

É legal que todos que compareçam tenham frescas na memória a lista de reivindicações dos estudantes, então deixo aqui pra vcs darem uma lida...


Pauta Nacional
  1. 10% do PIB para Educação Pública;
  2. Auditoria e renegociação da Divida Interna;
  3. Auditoria e renegociação da Divida Externa;
  4. Suspensão da MP 568/2012;
  5. Direito das Comunidades Acadêmicas de eleição para escolha de reitoria e coordenações das unidades de gestão suprimindo a simples consulta; fim da lista tríplice e eleição direta para reitor em cada IFES, através do voto universal e unitário;
  6. Paridade para representação estudantil nos conselhos das IFES;
  7. Representatividade estudantil nos processos de seleção de professores sejam, contratados ou efetivos;
Pauta Local
  1. Demandas Infra estruturais
  1. Mais horários de micro ônibus e a criação de horários de micro ônibus nos finais de semana;
  2. Aquisição de mais veículos (micro ônibus e ônibus);
  3. Criação de uma linha da FURG pra transporte entre o Campus Cidade, Campus Saúde e Campus Carreiros);
  4. Criação de linhas de micro ônibus que atendam as comunidades das imediações dos Campi;
  5. Ampliação dos acervos das bibliotecas da Universidade com participação dos estudantes, maior número de armários na biblioteca central e discussão dos critérios para exemplares únicos, além de possibilidades alternativas do pagamento de multas por atraso, por exemplo, doação de alimentos, artigos, apresentações artísticas, livros usados, excluindo a multa pecuniária;
  6. criação de lista de pedido de livros feita pelos estudantes, utilizando a verba não usada pelos professores para a compra dos mesmos, após votação dos mais citados;
  7. Acessibilidade universal da comunidade às bibliotecas setoriais e estruturação das mesmas;
  8. Implantação de armários na Universidade;
  9. Construção de mais estruturas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais;
  10. Ampliação das Ciclovias de forma estratégica, consultando grupos de estudos e com participação efetiva dos estudantes em geral da universidade, no Campus Carreiros;
  11. Melhorias na Iluminação do Campus Carreiros;
  12. Maior autonomia dos estudantes para intervenções artísticas ;
  13. Desenvolvimento de bioconstruções e ações agro ecológicas nos espaços dos Campi;
  14. Melhorias dos ambulatórios para atendimento de emergência nos Campi da Universidade e presença de médicos e ambulância em todos os turnos;
  15. Acompanhamento das obras de estrutura viária, bem como da nova entrada próxima ao Parque Tecnológico, a fim de que a conclusão das mesmas possa se dar o mais breve possível;
  16. Melhor demarcação nas paradas de ônibus, como exemplo do ponto localizado no prédio da Psicologia, e melhor estruturação das mesmas, com cobertura e bancos aos estudantes e demais usuários do transporte coletivo; e colocação dos horários nos pontos de ônibus;
  17. Aperfeiçoamento da iluminação nos espaços do Campus, visando maior segurança;
s) Criação de vias de passagem interligadas entre os pavilhões 1, 2, 3 e o Prédio da Psicologia;
t) Aplicação de passarelas cobertas nas ligações entre todos os pavilhões;
u) Garantia de acessibilidade à pessoas com necessidades especiais nos espaços da Universidade;
v) Manutenção da separação do lixo na destinação da coleta seletiva, bem como a ampliação de lixeiras identificadas nos espaços do Campus;
x)Adequação e criação de espaços para CA’s e DA’s com planejamento feito pelos estudantes;
z)Salas de aula e laboratórios estruturados em todos os campi;
  1. Politica Participativa dos Estudantes para Gerenciamento e Gestão Universitária:
  1. Participação estudantil nas discussões e reformulação do Plano Diretor da FURG, bem como em suas modificações, e disponibilização do mesmo no site da Universidade;
  2. Inclusão de clausula em editais de licitação e nos contratos de prestação de serviços que disporem sobre o Restaurante Universitário, para a obrigatoriedade de no mínimo de 30% de compras de insumos sejam oriundas de cooperativas populares e economias familiares com preferencia aos alimentos hortifrutigranjeiros de origem orgânica. E, consideração das necessidades nutricionais de vegetarianos no cardápio;
  3. Representatividade estudantil nos processos de seleção de professores sejam, contratados ou efetivos;
  4. Discussão de um Plano de Mobilidade Interna no Campus Carreiros com ênfase no uso de: 1. Bicicletas; 2. Meios alternativos de transporte;
  5. Negociações dos critérios para abonos de faltas, questões extraordinárias e requerimento para a realização da segunda chamada de provas e trabalhos, e discussão sobre a questão da frequência mínima obrigatória mediante os paradigmas educativos e pedagógicos emergentes;
  6. Maior autonomia dos estudantes para organização de viagens, não necessitando acompanhamento de professor;
3. Representação da Universidade em Questões que Afetam os Estudantes e a Comunidade Local
  1. Negociação junto às empresas de transporte e prefeitura municipal em prol do direito dos estudantes em utilizar os cartões de transporte estudantil após a meia-noite em todas as linhas, domingos, feriados e férias;
  2. Rechaço a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSHER como forma de gestão no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Júnior; e suspensão imediata da medida provisória que impede a contratação de servidores federais;
4. Assistência Estudantil
  1. Incluir bolsa permanência e subsídios para estudantes que estão realizando o segundo curso de graduação e para os estudantes de pós-graduação (lato senso e stricto senso);
  2. Aumento de profissionais e serviços odontológicos;
  3. Não exclusão de estudantes por reprovação do auxílio estudantil;
  4. Ampliação do atendimento psicológico a todos os cursos, e em todos os campi, sem prazo limite, com contratação de novos profissionais para o NAE;
  5. Problematização dos direitos e das garantias dos estudantes quanto a bolsas e estágios remunerados;
  6. Aumento urgente do quadro de servidores da Universidade para que seja garantido os direitos de estagiários e iniciantes científicos para que estes não desempenhem as funções dos servidores;
  7. Criação de uma Câmara de Ética, com participação dos estudantes, para dispor sobre as questões de bolsas e estágios;
  8. Realização das entrevistas e do processo de seleção de benefícios da assistência estudantil em dezembro, para agilizar os processos burocráticos e reduzir os ônus e as preocupações dos estudantes que tendem a ficar os primeiros meses do ano letivo sem apoio da assistência estudantil;
  9. -Implantação de um “Auxilio Xerox”, incluído no Programa de Assistência Estudantil;
  10. - Criação, por parte da FURG, de novos espaços e a abertura de nova licitação para o serviço de prestação de fotocópias – visando melhor atendimento aos alunos, preços mais justos e fim do monopólio de empresa;
  11. - Redução do Valor da refeição do RU a partir de uma cobertura maior por parte da FURG do subsídio parcial, levando o estudante a pagar um valor abaixo dos atuais R$2,50. Lembrando que temos um dos Restaurantes Universitários mais caros do Estado. E unificação dos tickets refeição para todos os RU’s;
  12. Antecipação no lançamento do edital de Assistência Básica, visando cobertura dos benefícios aos estudantes no início do semestre;
  13. Priorização nas obras da nova Casa do Estudante;
  14. Estruturação da Assistência Estudantil nos outros Campus;
  15. Aumento no valor e distribuição das bolsas permanência, a fim de buscar uma equivalência com as demais bolsas, a exemplo da CNPQ, e aumento do valor disponibilizado para assistência dentro da FURG;
  16. Implementação de um fundo nacional de assistência estudantil;
5. Politicas afirmativas
  1. Participação dos estudantes nas discussões da implantação de Politicas Afirmativas e implantação de estratégias de sensibilização da Comunidade Acadêmica diante do tema, com objetivo específico de facilitar os diálogos e vivencias em grupos com as diferenças culturais, econômicas e étnicas e efetivar a sensibilização da comunidade acadêmica, através de cursos, palestras e outras atividades como parte do calendário da universidade;
  2. Incluir os temas: Cultura Popular; Filosofia; Teorias do Currículo e do Conhecimento nos currículos de todos os cursos de graduação e pós-graduação;
  3. Criação de um fundo específico para apoio a palestras e oficinas ministradas por grupos minoritários e grupos culturais de resistência;
  4. Criação de vagas de graduação e pós-graduação específicas para Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais;
6. Gestão Ambiental
  1. Implantação de uma Comissão de Gestão Ambiental composta por estudantes, professores e servidores com atuação direta no Plano Diretor dos Campi, na Gestão da Prefeitura do Campus Carreiros e no modelo de contrato de licitação de obras;
  2. Implantação de uma Política de incentivo ao Transporte Solidário (facilitação da carona) junto a Comunidade da FURG;
  3. Implantação de um Projeto Paisagístico funcional, com a participação dos estudantes, professores e servidores, que priorize espécies de plantas nativas e a preservação das existentes do Campus Carreiros;
  4. Implantação efetiva de áreas de preservação ambiental permanente no Campus Carreiros, uma vez que elas já existem;
  5. Implantação efetiva de um Plano de Segurança do Trabalho incluindo os laboratórios onde há aulas práticas e as atividades de bolsistas e estagiários;
  6. Implantação de um Plano de Controle e Monitoramento de Resíduos Sólidos, Laboratoriais e de Saneamento do Campus Carreiros e Hospital Universitário, com participação dos estudantes;
7. Transparência
  1. Introdução no Regimento da Universidade de uma política de transparência específica para a FURG;
  2. Disponibilização no site da Universidade, nos sites institucionais e em painéis as receitas e gastos dos Institutos, Cursos, Programas de Pós-Graduação, Laboratórios e Pro–reitorias, incluindo detalhamento dos orçamentos dos projetos em desenvolvimento e demais despesas;
  3. Garantia de exposição, informação e amplo debate do processo eleitoral;
8. Educação Para Cidadania
  1. Inserção de oficinas e mini-cursos com fluxo contínuo sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no PPP, PDI e no calendário Acadêmico da Universidade;
  2. Inserção de oficinas e mini-cursos com fluxo contínuo sobre a questão das relações entre Divida Interna e Divina Externa e financiamento da Educação Pública no PPP, PDI e no calendário Acadêmico da Universidade;
  3. Efetiva indissociabilidade dos eixos Ensino-Pesquisa-Extensão, subordinando a produção científica ao interesse social;
  4. Autonomia para os estudantes proporem e gerirem projetos de extensão e seus recursos;
9. Específicas
  1. Manifestação do Conselho Universitário e da Reitoria da FURG quanto à carta enviada pelo Programa de Extensão Comunidades FURG – MEC/FURG/COMUF sobre a homofobia e o racismo na FURG;
  2. Estender os benefícios estudantis aos polos de educação a distancia e campus em municípios que não sejam Rio Grande;
  3. Manutenção ou troca das estufas do Laboratório da EQA;
  4. Apoio à assessoria Jurídica para os Estudantes;
  5. Administração do R.U não terceirizada;
10. Licitações e Contratos
  1. Implantação de uma comissão de gestão e gerenciamento de licitações de prestação de serviços de limpeza, concessão dos xerox, R.U., com participação dos estudantes;
  2. Implantação de um sistema de controle e gerenciamento de obras e serviços já licitados, por meio de mecanismos de monitoramento da sua execução nos Campi da Universidade, com participação dos estudantes, técnicos e professores;
  3. Problematização das práticas trabalhistas exercidas pelas empresas prestadoras de serviços junto a Comunidade Estudantil;
11. Casas do Estudante
11.1 Casa do Estudante Universitário do Bolaxa
a) Autonomia dos estudantes da casa para escolher os horários de visita;
b) Inserção da Comunidade no contexto de eventos dentro da casa;
c) Disponibilizar ônibus para transporte até da Casa para a Universidade com horários que sejam flexíveis;
d) Implantação de um atelier artístico;
e) Implantação de uma enfermaria com kit de primeiros socorros;
f) Autonomia para manifestações artístico culturais nos espaços da Casa e promoção de múltiplas linguagens;
g) Ações de alimentação vegetariana através, dentre outros meios, da parceria da universidade com produtores da região fomentando a agricultura familiar e a agroecologia;
h) Manutenção de uma lavanderia que atenda a demanda dos moradores;
i) Autonomia para cultivo de hortas no espaço da Casa;
j) Aquisição de ferramentas para manutenção das bicicletas e mais bicicletas;
l) Manutenção da infraestrutura da Casa;
m) Promoção de cursos de alimentação saudável;
n) Apoio nos materiais de limpeza e higiene;
o) Participação dos moradores nas decisões administrativas deliberadas sobre a Casa e a democratização do modelo de gestão junto a Universidade;
p) Internet que atenda as demandas dos moradores;
q) Aquisição de impressoras;
12 – Transporte da Universidade:
a) Aquisição de um novo ônibus para prestar o serviço de transporte interno do Campus Carreiros, visto que os microônibus já não conseguem atender satisfatoriamente a demanda da comunidade universitária em todos os horários;
b) Aquisição de um ônibus próprio da Universidade para viagens, como exemplo do carro nº 3 do patrimônio da FURG, possibilitanto independência na utilização do mesmo em eventos, atividades acadêmicas, científicas, saídas de campo e reprsentativas, como ocorre na UFRGS, UFPEL e Instituto Federal;
13 – Atendimento médico aos estudantes no Campus Carreiros:
a) A instalação, em caráter de urgência, de um centro de atendimento emergencial aos estudantes no Campus Carreiros, sendo um espaço equipado e adequado as normas de saúde, bem como a contratação de profissionais da área;

14 – Respeito à Diversidade na Universidade:
a) Garantia no uso do nome social de travestis e transexuais nos registros acadêmico;
b) Inclusão das temáticas Gênero, Sexualidade, Cultura Afrodescendente, Cultura Indígena nos Planos Políticos Pedagógicos da Universidade;
c) Criação de um Núcleo de Assistência às opressões, composto por uma ouvidoria para casos de homofobia, racismo, machismo e demais formas opressoras, e que através desse núcleo os estudantes possam ser encaminhados para acompanhamentos psicológico específico bem como para Assistência Jurídica caso necessário;
d) Postura de conscientização e combate às opressões por parte da FURG;

15) Ensino:
a) Melhor estruturação dos cursos do REUNI, com a construção de laboratórios necessários à prática da aprendizagem; e prestação de contas por parte da universidade quanto ao uso da verba do REUNI;
b) O não isolamento do ensino, com o incentivo, por parte da Universidade, da pesquisa e da extensão;
c) Ampliação do acervo nas bibliotecas;
d) Contratação de mais professores e servidores.

Sendo o que tínhamos até o momento, salientando que permaneceremos em greve ate termos nossas reivindicações próprias da categoria estudantil, encaminhadas a negociação sejam efetivamente direcionadas a execução.

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