quinta-feira, 23 de agosto de 2012

De onde vem a água que tu bebes?

Água solarizada e Cromoterapia
Texto por: Conceição Trucom (química, palestrante e escritora sobre temas voltados à Alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida)

Sou absolutamente contra a compra de garrafas e bombonas de água mineral. Primeiro porque não acredito que esta água seja melhor que a da minha torneira: quem me garante? Ao contrário, sempre penso que pode ser PIOR, contendo no mínimo musgos, resíduos químicos da pet e sua lavagem e por aí vai...
Segundo porque não desejo sustentar esta indústria selvagem de embalagens pet e de mineração desenfreada, que me induz a pensar: se a água está escassa ou contaminada, tenho dinheiro para comprar a água engarrafada.
Na verdade, com este pensamento-comportamento ‘tenho dinheiro’ e compro água, estamos criando um grande desastre ecológico, quando mudamos o fluxo natural das águas subterrâneas, lençóis e córregos, ao sermos compradores desta ‘indústria selvagem’, 100% antiecológica, da água mineral. Só extraem, VENDEM e não colocam NADA...
Tenho lido sobre comunidades inteiras que viviam tranquilas em suas propriedades agrícolas e que, ao ganharem de vizinhos uma ‘indústria de água mineral’ estão vivendo secas e enchentes jamais registradas. Ou seja, as extrações extrapolam o ritmo da natureza e, acabaram com a vida destas pessoas e toda a sua produtividade...
Fica assim: quanto mais compro água engarrafada, menos água naturalmente potável, mais preciso comprar água, mais pessoas em condições miseráveis. Quem está provocando tudo isso? Quem vende ou quem compra? Os dois, é claro. Fora isso, para transportar litros e litros de água engarrafada há um custo ELEVADÍSSIMO e, dá-lhe gás carbônico na atmosfera!
Assim, esta técnica de desinfecção da água é a que uso para produzir minha água ‘solarizada’, apesar de ser uma pessoa privilegiada de ter água encanada em minha casa. Mas até quando será assim?
Bem, primeiro uso um filtro de barro (ou talha), que higienizo esfregando cascas de limão (por fora e por dentro) cada vez que o lavo (semanalmente). Outra boa opção é aquele filtro de carvão ativo (de parede). Depois de filtrada passo para garrafas de vidro e as coloco para solarizar. Nesta solarização, mesmo que a água inicialmente não tenha microorganismos patógenos, elimina-se também gases nefastos que possam haver como cloro, flúor, resíduos do tratamento, etc.
O método consiste em deixar a água ou a solução para reidratação oral no sol durante várias horas, em recipientes de vidro incolor ou de plástico transparente. O método também é eficaz em dias parcialmente nublados, embora seja então necessário mais tempo de exposição. Os autores (2-3) sugerem que - para maior segurança e para evitar a necessidade de medição precisa - as donas de casa devem ser aconselhadas a expor a água desde a manhã até o final da tarde. A água pode, então, ser armazenada no mesmo recipiente por um ou dois dias.

- Raios UV-A - interferem diretamente com o metabolismo e destroem as estruturas celulares das bactérias.

- Raios UV-A (320-400 nm) - reagem com o oxigênio dissolvido na água e produzem formas altamente reativas de oxigênio (radicais livres de oxigênio e peróxidos de hidrogênio), que acredita-se causem danos aos patógenos.

- A radiação infravermelha (IV) aquece a água. Se a temperatura da água sobe acima de 5) graus Celsius, o processo de desinfecção é três vezes mais rápido.

- Alguns autores atribuem também como fator de inativação bacteriana o efeito ocasionado pela temperatura, radiação e anaerobiose da água. Neste caso, o O2 (oxigênio) transforma-se em O3 (ozônio).

(Escreveu o Prof. David Morley, do Instituto de Saúde Infantil de Londres, no Lancet Journal em setem­bro de 1958: é difícil obter água potável após um desastre natural como uma enchente ou um terremoto. Existe uma maneira de purificar a água que poderia ser facilmente utilizada em países tropicais.)

Depois de obtida a água puruficada pela energia solar, posso ainda preparar águas especiais em garrafas de vidro coloridas (ou incolor envolta em celofane colorido), segundo a energia vibracional que desejo receber ou oferecer para alguém que a necessite. 

smile =)

Nenhum comentário: