quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pliossauro de Dorset: o mais temido predador marinho que a Terra já viu



E você com medo de tubarões: cientistas descobriram recentemente o crânio pertencente a um dos maiores “monstros marinhos” que já existiram. O animal, chamado de pliossauro, foi descrito como o predador mais temido que a Terra já viu.

O fóssil foi encontrado em Dorset, na Inglaterra. 18 meses foram necessários para remover o crânio de seu invólucro rochoso, revelando o monstro em um detalhe notável. Os cientistas suspeitam que a criatura pode ser uma nova espécie, ou mesmo gênero.

O fóssil de 155 milhões de anos foi descoberto pelo colecionador Kevan Sheehan entre 2003 e 2008; os ossos foram gradualmente desenterrados dos penhascos perto de Weymouth.

Agora, 95% do seu crânio já estão restaurados. O animal está bem preservado. À primeira vista, se assemelhava mais a pedaços rochosos enormes do que um monstro marinho, mas um processo de longa preparação revelou os detalhes do fóssil.

Parecendo um pouco com um crocodilo gigante, é fácil conferir o poder dessa “máquina de morder”: pliossauros, que viveram durante os Períodos Jurássico e Cretáceo, eram os maiores predadores dos oceanos.



Sua cavidade ocular, empoleirada no topo de sua cabeça, revela como ele fixaria seu olhar em qualquer presa que passasse; as aberturas imensamente poderosas que seriam os músculos da mandíbula permitiam que ele capturasse qualquer coisa que cruzasse seu caminho, e os enormes buracos até o seu focinho, que continham seus dentes gigantes e afiados, ajudariam a terminar qualquer refeição.

Seu corpo volumoso, que se moveria na água usando quatro membros como “pás”, nunca foi encontrado, e pode mesmo até nunca ter sido fossilizado. Mas novas estimativas dos cientistas, com base no crânio de 2,4 metros de comprimento, sugerem que o predador teria medido entre 15 e 18 metros, da cabeça a cauda.

Atualmente, os especialistas não sabem falar direito o dono do título de maior monstro do mundo do mar, porque é raro encontrar um fóssil completo.

O pliossauro de Dorset é grande, mas talvez não o maior. Peças de espécimes potencialmente maiores foram encontradas em Oxfordshire, Inglaterra, e o crânio de uma espécie de pliossauro chamado kronossauro, da Austrália, pode ser de até 3 metros.

Descobertas recentes em Svalbard, Noruega, apropriadamente chamadas de “Monstro” e “Predador X”, assim como o “monstro de Aramberri” encontrado no México, também são candidatos.

No entanto, os cientistas dizem que ter um crânio quase completo – está faltando apenas a ponta do focinho e um pequeno pedaço de sua mandíbula – dá-lhes uma oportunidade rara de obter um vislumbre da vida deste animal antigo.

Tomografias computadorizadas, que sondam o fóssil usando raios-X, já estão sendo estudadas para avaliar se a criatura é nova para a ciência. O animal parece diferente dos já descritos: é muito mais maciço, mais robusto. Porém, muito estudo terá que ser realizado antes de qualquer conclusão.

O crânio mais completo do predador marinho mais poderoso que já viveu na Terra está em exibição no Jurassic Coast, (em português, Costa Jurássica), patrimônio mundial que fica na Inglaterra.[BBC]

Nenhum comentário: