terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mergulhador brinca com tubarões nas Bahamas

Eli Martinez \"beija\" um dos tubarões que ele visita há cerca de 10 anos Foto: Caters / The Grosby Group

Um grupo de tubarões-tigre ficou tão acostumado à presença de um mergulhador que os "visita" há uma década que aparentemente criou uma relação amistosa com ele. Eli Martinez, 41 anos, consegue persuadir os animais de uma das espécies mais perigosas de tubarões a responderem ao seu toque, e até brinca com eles. A proximidade entre o humano e as feras é tanta que ele diz conseguir identificar cada um dos seus "amigos". As informações são do Daily Mail.

Martinez interage com os tubarões várias vezes ao ano na Tiger Beach, praia localizada nas Bahamas. Ele chega tão perto dos animais que consegue encostar o rosto neles. O mergulhador, que vive no Estado americano do Texas, afirma que é capaz de identificar cada um dos tubarões do grupo e que eles estão acostumados à sua presença. Apesar disso, ele diz nunca esquecer que os animais podem matá-lo - afinal, os tubarões-tigre têm a reputação de estar entre os maiores predadores do mundo.

"São animais selvagens, então você nunca pode ficar 100% confortável - eles merecem respeito dos mergulhadores, e é isso o que eu mostro", garante o mergulhador. "Estamos normalmente rodeados por dois, três, quatro tubarões-tigre, além de cerca de 40 tubarões-limão e aproximadamente 60 de outra espécie menor, mas eles têm de se respeitados da mesma maneira", disse Martinez.

"Eles são criaturas calmas, na verdade, a não ser que se sintam ameaçados, então é importante que nenhum de nós faça qualquer coisa para alarmá-los. Eles também sabem que não estamos na água para machucá-los."

Nenhum comentário: