quinta-feira, 12 de abril de 2012

Forte Terremoto atinge costa de Sumatra e gera alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 8,6 nesta quarta-feira (11) em frente à costa ocidental da ilha de Sumatra, na Indonésia, anunciaram as agências de geofísica da Indonésia e dos Estados Unidos, provocando um alerta de tsunami no Oceano Índico. Em sequência ocorreu um novo forte terremoto de magnitude 8,2 cerca de duas horas depois de um primeiro provocado pânico nos moradores das zonas costeiras.

Mulheres se abraçam em Banda Aceh logo após a notícia do terremoto e do alerta de tsunami nesta quarta-feira (11) (Foto: AFP)Mulheres se abraçam em Banda Aceh logo após a notícia do terremoto e do alerta de tsunami nesta quarta-feira (11) (Foto: AFP)

   O primeiro tremor ocorreu às 8h38 GMT (5h38 de Brasília), a 22,9 km de profundidade e 434 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de mesmo nome, informou o Instituto americano de Geofísica (USGS). O tremor secundário foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).

   A agência de prevenção de desastres da Tailândia deu alerta de tsunami e mandou que moradores de seis províncias costeiras dirijam-se para locais mais altos. Após o segundo tremor, as autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami (possibilidade de formação de ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam ao litoral) que vale por pelo menos duas horas.

  O presidente da Indonésia afirmou que, apesar do alerta, não havia risco de tsunami, e não houve relatos de vítimas ou danos entretanto o primeiro tremor gerou um tsunami de 17 centímetros no Oceano Índico. A onda está se dirigindo para a província indonésia de Banda Aceh, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA.

  Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse que não há previsão para a chegada da onda na costa. "Não parece um tsunami grande", disse. "Mas nós ainda não estamos monitorando, pois os tsunamis vêm em ondas."

Abraços,

Rihel.

Nenhum comentário: