domingo, 6 de maio de 2012

Destino Oceanógrafo-- Ilhas Galápagos




Localizado a 1000 quilômetros da costa do Equador, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas grandes, 6 pequenas e mais de 40 ilhotas. Todo o arquipélago tem uma extensão total de 8.010 km².
Charles Darwin ficou assombrado com a infinita diversidade de espécies que encontrou na fauna e flora do lugar. Darwin visitou somente 4 ilhas, primeiramente San Cristóbal (Chatham Island), depois Floreana (Charles Island), Isabela e Santiago, durante os 5 dias em que permaneceu nessas terras, fez grandes coletas de plantas e animais, assim como observações da vida natural - o que se tornou, mais tarde, as bases da elaboração da Teoria da Evolução.

Calcula-se que as ilhas emergiram do Oceano Pacifico há cinco milhões de anos como resultado de erupções vulcânicas submarinas. São as formações de lava e rocha vulcânica o que dá ao turista a impressão de se achar "em outro mundo" quando visita as ilhas Galápagos.

O processo de evolução, o clima, as correntes marinhas e uma carência relativa de inimigos predatórios - incluindo o Homem- fizeram deste arquipélago um dos mais raros e importantes lugares de nosso planeta. Seguindo diferentes caminhos desde o continente até as ilhas, animais e plantas colonizaram os originais leitos de lava que há milhões de anos formam as Galápagos.

Os organismos que sobreviveram à travessia evoluiram até formar espécies únicas que não se encontram a não ser neste lugar. Todos os répteis das Galápago , a metade das espécies de aves, 32% das plantas e 25% dos peixes, assim também como um bom número de invertebrados, existem só lá!

O meio ambiente terrestre e marinho das ilhas oferece uma variedade de  paisagens que já cativou muitas gerações de turistas e cientistas. Tartarugas gigantes, iguanas marinhas, terrestres, e lagartixas de lava, constroem a familia de répteis mais espetacular jamais conhecida.



As aves estão representadas por mais de 13 espécies diferentes de "pinzones"(tentilhões), "cormoranes", pinguins pequenos, falcões, "gorriones"(ou pardais), albatrozes, flamencos e "bobos" para nomear só alguns . Entre os mamíferos acham-se as bonitas focas brincalhonas e os encantadores golfinhos.


Por estas e outras razões a UNESCO declarou as ilhas Galápagos Patrimonio Natural da Humanidade.

Para os surfistas também há muito o que ser descoberto em Galápagos: há ondas quebrando perfeitas e solitárias e a palavra crowd não existe no “surfinário” da galera local. San Cristóbal é onde ficam os picos mais constantes, mas há boas ondas em quase todo o arquipélago.



Para surfar o melhor é ir nos meses de novembro à março, as ondulações de norte do Pacífico trazem ondas de 6 a 8 pés ou mais.

-Loberia - A onda mais constante. Quebra de 4 a 8 pés sobre uma bancada rasa de pedras afiadas com  ondulações de sul e sudeste. Quando está pequeno a direita funciona bem, mas quando o mar sobe o pico vira uma esquerda à la Pipeline, com direito a um backdoor alucinante.
-Tongo Reef - Esquerdas longas e perfeitas quebrando de 4 a 6 pés. Uma das melhores ondas da ilha. Nos finais de tarde o reflexo do sol no mar é tão forte que à vezes fica difícil enxergar a entrada das séries. Ondulações de sul e sudeste.
-Carola - Direita longa e tubular que quebra com até 10 pés. Quando está grande é um expresso e requer uma prancha grande. Ondulação de norte.
-Canhão - Esquerda longa e manobrável localizada dentro da reserva da Marinha. Quebra de 4 a 6 pés sobre fundo de pedra, com ondulação de norte e sudeste. Para entrar e sair do mar é sempre um embaço: cortes no pé e amassos na prancha são comuns.

Hoje, a maioria das pessoas que desembarca em um dos dois aeroportos do arquipélago, raramente fica em terra. A melhor maneira de conhecer Galápagos é por mar. Cruzeiros que passam por quase todas as ilhas duram aproximadamente oito dias e colocam grupos cada vez mais multiculturais cara a cara com as famosas e idosas tartarugas gigantes, pingüins e albatrozes, além de os levarem a explorar vulcões que passam de 1.600m de altura, ou ainda o fundo de um mar repleto de peixes coloridos encontrados somente neste santuário da natureza.

A maior ilha é Isla Isabela, com mil habitantes e é desabitada. Lá fica o ponto mais alto do arquipélago, o vulcão Woff, de 1.660m de altura. A principal ilha é Santa Cruz, onde vivem 7 mil pessoas, cerca de 5 mil delas em Puerto Ayora, a maior cidade de Galápagos. A capital da província, entretanto, fica em Puerto Baquerizo Moreno, na Isla San Cristóbal, com 3 mil habitantes, onde há um aeroporto e muitos hotéis. 0 maior aeroporto, porém, não é o da capital, mas sim o que fica na Isla Baltra. Contando ainda as 50 pessoas que habitam a pequena Isla Floreana, mais ao sul, as demais ilhas são desabitadas.



Apenas 3% de toda área de Galápagos é destinada à livre circulação de turistas, o que corresponde ao centro das cidades e suas áreas residenciais. 0 restante do Parque só pode ser visitado na companhia de um guia, que normalmente é bilíngüe e formado em biologia. A maioria dos viajantes que chega ao arquipélago passa a maior parte do tempo navegando entre as ilhas que o compõem. 0 desembarque é feito apenas em determinadas praias de algumas das ilhas e caminhar só é permitido em trilhas previamente demarcadas. 0 transporte entre as ilhas custa cerca de US$115 a ida, e os táxis fazem trajetos pelas partes trafegáveis, indo até aeroporto ou vila próxima por em torno de US$8.

Os cruzeiros normalmente duram 8 dias e 7 noites e levam o turista a conhecer alguns dos pontos mais interessantes de Galápagos. Na Isla de Santa Cruz são dezenas de tartarugas gigantes, algumas em cativeiro e outras ainda selvagens. Já na Isla Plaza Sul, uma colônia de leoas marinhas e seus filhotes saúda os viajantes aos berros. Ali também se reproduzem algumas espécies de iguanas e diversas aves, como o atobá-de-patas-azuis. Iguanas e aves também podem ser vistas na Isla de Santa Fé. Em Seyrnour Norte, vale cair na água cristalina, com visibilidade média de 30m de profundidade, para ver algumas arraias, tartarugas e uma infinidade de peixes coloridos. Em terra, manguezais completam o cenário. Os passeios continuam na Isla de San Cristõbal, na Laguna El Junco, a maior lagoa de água doce do arquipélago, ou ainda no Vulcão Sierra Negra, na Isla Isabela.


Em suma, as ilhas Galápagos são a fusão de todos os elementos necessários para encher os olhos de qualquer humano.


Boa Semana!!!!

Ana Corrêa

Nenhum comentário: